Coluna do Presidente

Seu Sindicato sempre ativo 

O Sindipetróleo, através de sua diretoria e de seus funcionários trabalhou fortemente no sentido de propiciar mais economia e outros benefícios aos Associados, justifi cando com sobras o investimento feito através da Contribuição Confederativa e das mensalidades. A comunicação com o Revendedor foi frequente através de e-mails, site, revista e whatsapp. Agora estamos lançando mais uma ferramenta de interação: o aplicativo
Sindipetróleo, já disponível nas lojas de App Play Store e na Apple Store.

Estivemos em 14 cidades-polos levando palestras, trocas de experiências e muitas informações. E não só o revendedor, mas gerentes, frentistas e outros colaboradores foram benefi ciados. Houve intenso trabalho para levar o máximo de informações possíveis sobre a reforma trabalhista, tira-dúvidas e pareceres aos Associados.

Institucionalmente trabalhamos tensamente na defesa dos interesses da revenda, destacando, entre tantas ações, a promessa do governador de criar a delegacia especializada de combustíveis e transportes ainda este ano. A criação de uma delegacia especializada no setor de combustíveis vai ajudar a coibir e/ou desvendar, por exemplo, roubo de cargas de combustíveis, um crime extremamente oneroso ao nosso setor. Também pedimos melhorias na Sema e mais regras claras com relação ao transporte de combustíveis por caminhões próprios. 

Muito também foi feito em conjunto com a nossa Federação, a Fecombustíveis, como a resolução da ANP que permite um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que dá mais prazo para o posto corrigir a irregularidade antes de ser multado. Outra vitória foi conseguirmos mais prazo para aquisição da nova proveta de 100 ml. Antes da prorrogação, havia dois laboratórios. Agora já contamos com quatro, o que reduziu o preço do equipamento. Também pleiteamos mudanças na legislação relacionada à manutenção de bombas de abastecimento.

Além disso, nas reuniões do conselho, estivemos atentos ao cenário geral do mercado. Um dos resultados da união dos sindicatos de todo o
Brasil foi o maior controle sobre a movimentação de metanol pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que
passou a regular o produto. As parcerias (são mais de 30) levaram benefícios econômicos aos associados, através de descontos e com produtos e serviços de qualidade, como, por exemplo, em seguros, assessoria ambiental, assessoria jurídica, máquinas de pagamento eletrônico, cartõesalimentação, equipamentos e produtos, visual do posto.

Com a economia gerada, os Associados pagam as mensalidades e ainda colocam um bom dinheiro no caixa. Nos jornais locais, realizamos um trabalho de comunicação com a sociedade sobre a nova política de preços da Petrobras, informando à  população que os aumentos, quase que diários, nos combustíveis são uma decisão da Petrobras.

O caminho percorrido durante o ano nem sempre foi o mais justo aos empresários, mas apesar das difi culdades enfrentadas os interesses da categoria receberam dedicação do Sindicato e sua diretoria. Assim, nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento, críticas e sugestões.
O Sindicato é a sua força. Se ainda não é fi liado, ligue para nós e associe-se. 

Aldo Locatelli