Alta pode incentivar consumo do etanol

O reajuste no preço da gasolina pode fazer com que o etanol retome competitividade no mercado. Segundo distribuidores, o preço do combustível à base de cana de açúcar não deve seguir o reajuste do derivado de petróleo e voltar a ter os preços dentro do teto competitivo, em torno de 30% mais barato que o da gasolina comum na bomba. Hoje, a diferença entre o preço do etanol e o da gasolina, na média, está em 25%. "O início da safra de cana em março deve fazer com que o preço do etanol se estabilize ou fique até abaixo do teto a partir de abril", afirma o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda.

No ano passado, o etanol registrou queda de 8,5% no consumo, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), ao passo que a gasolina registrou aumento no consumo na ordem de 17,5%. O motivo foi a redução da produção das usinas de cana que não acompanharam a demanda nos postos.

Para ler a íntegra da matéria, acesse o site do jornal Brasil Econômico: http://www.brasileconomico.com.br/

Brasil Econômico