ANP divulga referência para precificação de combustíveis

em

A partir de hoje (12/11), a ANP passará a divulgar todas as segundas-feiras a média semanal dos preços de paridade de importação (PPI)1, para a gasolina, o diesel, o querosene de aviação (QAV) e o GLP, referente à semana anterior.

O objetivo é fornecer aos consumidores uma referência de formação dos preços dos combustíveis no País, utilizando como base os valores divulgados pela S&P Global Platts.

Para a gasolina, o QAV e o diesel, serão divulgados os preços de paridade de importação nos portos de Itaqui, Suape, Aratu, Santos e Paranaguá, incluindo os custos estimados de movimentação e armazenamento nos terminais que constam na Resolução ANP nº 743/2018.

Os preços do GLP serão os referentes à PPI nos portos de Suape e Santos, considerando a mistura de 70% de propano e 30% de butano.

No caso do diesel, os preços por região para efeito do pagamento da subvenção econômica, segundo a fórmula de precificação estabelecida na Resolução ANP nº 743/2018, já são publicados em http://www.anp.gov.br/subvencao-a-comercializacao-de-oleo-diesel.

Todos os preços divulgados não incluem tributos.

Essa iniciativa faz parte do processo de aumento da transparência na formação e divulgação de preços conduzido pela ANP para possibilitar que o consumidor possa entender e acompanhar a variação dos preços dos combustíveis.

As informações serão publicadas semanalmente na página http://www.anp.gov.br/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/referencia-para-precificacao-de-combustiveis.

1É o custo do produto importado trazido ao país

Assessoria de Comunicação da ANP