Apesar da alta dos combustíveis, etanol segue competitivo em MT e mais 3 estados

DCI

Recentemente o IBGE publicou sua pesquisa mensal do IPCA, que apontou os combustíveis como um dos grandes vilões do aumento de custos com transportes durante o mês de julho, com alta de 3,12%. Enquanto a gasolina apresentou 3,42% de aumento, o etanol teve uma alta de apenas 0,72%. No entanto, o levantamento da ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, indicou que o etanol só continua competitivo em 4 estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Por sinal, todos os 4 estados são grandes produtores do biocombustível.

Quando vale a pena abastecer seu carro com gasolina ou etanol?

A decisão técnica e econômica considera o preço dos dois combustíveis e o respectivo poder calorífico. Dessa forma, como o etanol de cana de açúcar, que tem menor poder calorífico que a gasolina, é vantajoso somente quando seu preço é inferior a 70% do preço da gasolina.

Atualmente, o etanol está sendo vendido em média a 60,34% do preço da gasolina no Mato Grosso. Em Goiás, a 63,52%, em Minas Gerais, a 64,97% e em São Paulo, a 64,02%.

O aumento de oferta de etanol gerado pela safra acelerada da cana de açúcar, favorecida pelo clima, levou muitas unidades do Centro-Sul a “tancagem quase no limite”. A sobreoferta reduziu os preços e melhorou a relação de competitividade do biocombustível.

No entanto, dada a baixa capacidade de estocagem e com o fim da safra, o movimento de reajuste do etanol deve ser retomado. A retomada de produção de açúcar que segue atrativa pelos preços da commodity em dólares deve ser mais um fator nessa equação. Portanto, vale a pena o consumidor aproveitar a oportunidade pelos próximos 2 ou 3 meses e abastecer seus automóveis com etanol.