As 100 personalidades mais influentes no Brasil e no mundo

Mantido na presidência da Petrobras, Sérgio Gabrielli já tem traçado seu projeto político. A sua permanência foi um pedido de Lula à presidente Dilma Rousseff. Sugeriu que mantivesse Gabrielli pelo menos até o fim de 2011, para cacifá-lo na disputa pela Prefeitura de Salvador. O ano 2010 foi considerado pelo setor "o ano da Petrobras", pelos projetos na utilização de gás natural liquefeito (GNL) e a operação de capitalização da empresa. Gabrielli estará à frente de uma carteira de R$ 250 bilhões e, além do início da produção no pré-sal, em 2011 a Petrobras espera aumentar em 4% sua produção com o processo conhecido como "varredura": a busca de novos poços próximos aos campos onde a empresa está instalada. (IstoÉ)