Biodiesel: setor reforçará pedido por B11 em lançamento de frente parlamentar

Broadcast Agro

As entidades do setor produtivo reforçarão amanhã (22), no lançamento da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), a necessidade do aumento da mistura do biocombustível ao diesel, dos atuais 10% (B10) para 11% (B11), a partir de junho. A elevação na mistura, apesar de autorizada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), está suspensa pelo governo. Testes feitos por montadores mostraram inconformidades e possíveis problemas em motores e a liberação só será feita após novas avaliações e ajustes na produção.

O lançamento da FPBio será no Clube Naval, em Brasília (DF) e a demanda será entregue pelos presidentes das três associações do setor – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) e União Brasileira do Biodiesel e Bioqueresene (Ubrabio) ao deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), presidente da frente. O documento demandará, além da implantação imediata do B11, a efetivação do RenovaBio e dos créditos de descarbonização (CBIOs), e o fortalecimento da industrialização de grãos no País como forma de agregar valor à cadeia de produção.