Brasil terá 3º maior crescimento na produção de petróleo

O Brasil terá o terceiro maior crescimento da produção de petróleo até 2035, e até lá deverá estar produzindo 5 milhões de barris por dia. A estimativa é da Agência Internacional de Energia (AIE). De acordo com a AIE, apenas Arábia Saudita e Iraque devem superar o aumento da extração de óleo em território brasileiro.

“Nossa previsão é de que a produção brasileira dobre nos próximos 10 anos, até 2020”, diz Fatih Birol, economista-chefe da AIE. “Até 2020 o crescimento já será muito significativo, chegando a 4 milhões de barris.”

Na opinião de Birol, os recursos com o petróleo poderão ajudar no desenvolvimento do País. “Não há dúvidas de que o ritmo de crescimento econômico será acelerado e o Brasil poderá dar novos passos no campo social, desde que implemente os recursos obtidos com as exportações de forma eficiente.”

A organização prevê crescimento de 18% na demanda global por petróleo até 2035, alcançando 99 milhões de barris por dia. Esse crescimento será puxado por emergentes, como Brasil, China e Índia, que não são membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nos 31 países-membros da OCDE, o consumo tende a cair 6%.

Para Birol, o mundo caminha para o aumento da hegemonia da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Nesse cenário, o Brasil desempenha um papel central no suprimento da demanda. Dentre os 13 países que apresentarão maior crescimento da produção, apenas Brasil, Casaquistão e Canadá não pertencem à Opep.

“A produção de países não pertencentes à Opep parece estar decaindo significativamente, em especial na exploração do Mar do Norte e nos EUA. O declínio fará com que essa participação, hoje na casa de 41%, cresça para 52% em 2035”, diz Birol.

O economista se mostra alarmado pelo aumento da dependência do petróleo produzido pelos países da Opep e sugere a redução dos subsídios aos combustíveis fósseis como forma de reduzir o consumo mundial e prevenir o aquecimento global.

“Se acabássemos com os subsídios ao petróleo em 2020, reduziríamos a demanda global por combustíveis fósseis em cerca de 6,5 milhões de barris por dia, o equivalente a um terço do consumo dos Estados Unidos”. Segundo ele, “é uma política simples que faria uma enorme diferença no combate ao aquecimento global, reduzindo as emissões de gases estufa em 5,8% até 2020”. (O Estado de S. Paulo)