Brasileiros pagaram R$ 1,457 trilhão em impostos federais

Beneficiada pela recuperação da economia, a arrecadação federal encerrou 2018 com crescimento real de 4,74%. No ano passado, os impostos e contribuições federais somaram R$ 1,457 trilhão. Foi o melhor resultado anual desde 2014.

O crescimento também foi puxado pela disparada da arrecadação com royalties de petróleo. Influenciada pela alta do dólar e do barril de petróleo no ano passado, essa receita somou R$ 58,2 bilhões e cresceu 51% em relação a 2017. O aumento da produção nacional de óleo e gás também contribuiu para o resultado.

Apesar da melhora no ano, a arrecadação caiu 1% em dezembro e entrou no segundo mês seguido de baixa. Relatório divulgado pela Receita Federal aponta a recuperação da economia como o principal fator para o crescimento da arrecadação no ano passado.

O Fisco lembrou que os principais indicadores econômicos com impacto sobre as receitas federais tiveram alta no ano passado. A produção industrial, a venda de bens e serviços, a massa salarial e o valor em dólar das importações cresceram no ano passado. A arrecadação de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), ligada ao lucro das empresas não financeiras, cresceu 12,3% em relação a 2017. Também aumentou a arrecadação do PIS/Cofins, do Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados.

Por outro lado, a greve dos caminhoneiros, que paralisou o paí em maio do ano passado, fez despencar a arrecadação da Cide-Combustíveis. Para acabar com a  paralisação, uma das medidas tomadas foi reduzir a Cide para o diesel, como parte da promessa de diminuir o preço do litro do óleo em R$ 0,46. Isso fez a arrecadação desse imposto cair 34% no ano passado, em comparação com 2017.

O Globo