Carros elétricos: selos são unificados

Com o objetivo de sustentar a bandeira verde apresentada pela presidente Dilma Rousseff em seu discurso de posse, o governo vai tirar do papel o projeto de incentivo aos carros elétricos e híbridos. O primeiro passo já foi dado com a publicação, semana passada, de portaria conjunta entre Ibama e Inmetro, que unifica os selos de classificação de veículos com base em sua emissão de poluentes e seu consumo de combustível.

A existência de diferentes formas de catalogar a eficiência energética dos carros no país era vista pelos técnicos como uma dificuldade na concessão de futuros incentivos tributários. A dúvida era saber o que desonerar: os carros mais econômicos ou os menos poluentes.

A portaria reúne numa única classificação a nota verde dada pelo Ibama sobre o nível de emissão de poluentes e o indicador de eficiência energética do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Segundo o gerente de Qualidade do Inmetro, Gustavo Kuster, a medida vai ser importante para dar ao consumidor uma ideia mais clara sobre os carros. E obrigará as montadoras a tornarem seus produtos mais econômicos e menos poluentes.

— As empresas terão de associar essas duas características para ganhar mercado — disse Kuster, acrescentando que uma proposta com os critérios do novo selo será colocada em consulta pública ainda neste trimestre, para que o selo seja utilizado nos modelos 2011/2012.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) afirmou que a nova classificação é um avanço para melhorar a qualidade dos veículos no mercado e incentivar investimentos em tecnologias menos poluentes. A ideia de incentivar carros elétricos e híbridos foi lançada no governo Lula, mas esbarrou em resistências, principalmente do Ministério do Desenvolvimento, que temia prejuízo para o etanol.

Com o impasse, os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento fecharam proposta de incentivo à tecnologia dos carros elétricos em conjunto com a do etanol. Dilma está convencida da importância do tema, como ressaltou em seu discurso de posse: “Somos e seremos os campeões mundiais de energia limpa”.

O programa do carro elétrico inclui a criação de um centro de pesquisa em veículos elétricos e híbridos, a redução do IPI (hoje em 25%) e crédito tributário para a empresa que investir em tecnologia elétrica ou híbrida.

O Globo