Comportamento para o mercado de trabalho

em

Atualmente, no mercado de trabalho as empresas procuram pessoas com nível de conhecimento técnico de acordo com determinado cargo. No entanto, o que se observa é a crescente valorização da qualidade comportamental, por parte das corporações na busca de um profissional. Isso ocorre pelo fato da facilidade em desenvolver habilidades técnicas, a quem está disposto a aprender, se comparado a mudança do perfil comportamental. 

Embora haja dificuldade para a mudança de um comportamento, o profissional de Coach, com ferramentas adequadas, é capaz de identificar pontos fracos e fortes. Diante das constatações, pode-se criar um plano de ação que tenha como objetivo a potencialização dos pontos fortes e a eliminação dos fracos ou enquadramentos destes.  

Mesmo que nos dias atuais há quem diga ser impossível a mudança de um comportamento, a ciência nos diz o contrário, e é fato que quando repetido por um determinado período de tempo a mudança é possível. 

Pensar em comportamentos positivos é imaginar pessoas com alto padrão de desempenho. Indivíduos que têm esse alto padrão estão em constante aprimoramento e conhecimento pessoal, sejam eles do alto escalão de uma empresa ou não.  

A busca do conhecimento é tratada apenas com base no que fazemos no dia a dia, ou seja, conhecimento técnico e específico. Vale lembrar que, grandes empresas procuram são pessoas de atitudes positivas. Infelizmente, há aqueles que se esquecem de treinar o cérebro para terem comportamos positivos e que levem ao sucesso. 

Antes de pensarmos em aprimoramento técnico e especifico, devemos sempre olhar para dentro de nós, como nossos comportamentos nos trouxeram até aqui, como vão nos ajudar nos próximos passos de nossa jornada e como vão impulsionar nossa carreira, vida amorosa, convívio social e familiar. 

Contudo, conclui-se que essa procura e suas nuances são notadamente valorizada no mercado de trabalho. O conhecimento técnico pode levar a alcançar bons resultados, porém quando somados a atitudes positivas e comportamentos adequados levarão ao tão sonhado sucesso profissional.

O Coaching com suas ferramentas auxiliará seu cliente a alavancar sua carreira profissional diante de seus comportamentos e canalizar ações para atingir metas, sonhos e realizações. 

RAMSES VICTOR CASTOLDI
Life Coach
Administrador de empresas, gestão empresarial, recuperação de empresas, MBA mercado de Capitais, finanças, gestão de crises, planejamento estratégico

Publicado no site da Slac (Sociedade Latino Americana de Coaching)