Consumo de combustíveis no acumulado do ano sobe 4,2%; alta poderia ser maior

Por
Sindipetróleo
em

De janeiro a julho de 2020, as vendas de combustíveis vendidos nos postos, Transportadoras Revendedoras Retalhistas (TRR) e consumidor final (fazendas, por exemplo) cresceram 4,2%. Quando se fala somente nos postos, a demanda por combustíveis caiu impactada pelo período de isolamento e distanciamento social devido ao coronavírus. 

“Por outro lado, o agronegócio bateu recordes de produção e mais do que nunca a economia e até mesmo a saúde dependem daquilo que sai do campo”, explica Nelson Soares Junior, diretor-executivo do Sindipetróleo (Sindicato que representa os postos em Mato Grosso).

Não fosse esse período de pandemia, a expectativa era de o setor de combustíveis alcançar patamares de vendas mais elevados. A perspectiva foi frustrada. No acumulado de janeiro a julho de 2020, o produto que garantiu dados positivos no mercado de combustíveis foi a venda de óleo diesel que cresceu 9,5%. Já o consumo de etanol caiu 9,6% e o da gasolina comum baixou 0,8%. 

Somando os três combustíveis (gasolina, etanol e óleo diesel), foram comercializados 2,6 bilhões de litros. Apenas o mercado de óleo diesel comercializou 1,8 bilhão de litros, deste total 903 milhões de litros saíram dos postos revendedores. De etanol, foram consumidos 497,4 milhões de litros e de gasolina comum 274,9 milhões. Os postos são responsáveis por 62,8% das vendas, TRR 24,2% e o grandes consumidores 13,1%.

O Sindipetróleo representa 1.033 postos em Mato Grosso, sendo 501 bandeira branca e 532 bandeirados.

Simone Alves, Comunicação Sindipetróleo