CPI que investiga sonegação quer que a Justiça compartilhe documentos entregues por delatores em MT

G1/MT

Foi solicitado à 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá a íntegra dos termos de colaboração premiada do empresário do ramo de combustíveis Júnior Mendonça, bem como da delação do ex-governador Silval Barbosa e do ex-secretário de estado, Pedro Nadaf.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a suspeita de sonegação de impostos e renúncias fiscais indevidas em Mato Grosso aprovou, na tarde dessa segunda-feira (23), requerimentos para que a Justiça faça o compartilhamento de provas inclusas em processos criminais que estão em segredo de justiça.

Foi solicitado à 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá a íntegra dos termos de colaboração premiada do empresário do ramo de combustíveis Gércio Marcelino Mendonça Júnior, conhecido como Júnior Mendonça, bem como da delação do ex-governador Silval Barbosa e do ex-secretário de estado, Pedro Nadaf.

Também foi aprovado requerimento solicitando da Justiça Federal a cópia integral do termo de colaboração premiada do ex-diretor do Bic Banco Luiz Carlos Cuzziol.

O pedido de compartilhamento de provas se deve à suspeita de que muitas revelações estão vinculadas a práticas de crimes contra a ordem tributária de Mato Grosso, envolvendo sonegação de impostos, renúncias fiscais e pagamento de propina a servidores públicos e agentes políticos para favorecimentos indevidos.

O presidente da CPI, deputado estadual Wilson Santos (PSDB), afirmou que os documentos compartilhados nortearão o rumo das investigações.

Ele declarou que, caso seja necessário, a CPI será prorrogada pelo período de 180 dias.