Desafio: os altos custos da revenda

Engana-se quem acredita que atuar na revenda de combustíveis é algo fácil e lucrativo. Está cada vez mais difícil atuar nesse setor. Os revendedores, infelizmente, têm na vizinhança concorrentes que adulteram, sonegam e devoram o mercado de combustíveis com a concorrência desleal. Não são todos e, por isso, é preciso separar o joio do trigo. Como se não bastasse, ainda pesa sobre a revenda uma série de exigências legais, que representam, por vezes, custos insuportáveis para os que trabalham honestamente.

Além dos altos impostos, os revendedores são obrigados a arcar com uma série de tributos que afetam o desempenho do negócio. O revendedor gasta tempo e recursos para obter certificados, alvarás, atestados e outras exigências em detrimento da melhoria do seu estabelecimento.

No âmbito municipal, é preciso ter o alvará de funcionamento dos equipamentos e pagar periodicamente pela inspeção dos mesmos. Já no âmbito federal, as maiores obrigações se referem à adequação ambiental do posto, conforme determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Na lista de exigências ainda consta a troca de tanques, equipamentos e reforma de posto no intuito de evitar eventuais contaminações. Se o sinistro acontecer, os custos multiplicam-se, já que é preciso investigar, remediar e corrigir o problema.

Dentre as obrigações federais, a lista também é vasta, a começar pelo painel de preços e numerosos adesivos com medidas exatas. Se a exigência não for cumprida ou atualizada, as multas podem chegar a R$ 5 milhões.

40 custos dos postos:

ISS
Projeto Ambiental – Programa de Prevenção e riscos
Vistoria do Corpo de Bombeiros
Alvará de funcionamento dos equipamentos
Teste de estanqueidade
Atestado de pára-raios e Instalações elétricas
Taxa para destinação de resíduos tóxicos
Taxa de Fiscalização de anúncio
Licença de Operação
Taxa de aferição das bombas
Taxa do Ibama