Em audiência pública, empresários defendem retomada do fornecimento do GNV

Por
Sindipetróleo
em

Revendedores e diretores do Sindipetróleo participaram nesta quinta-feira (28) de audiência pública os “Entraves para Utilização do Gás Natural no Estado de Mato Grosso (GNV)”, solicitada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB). Foram abordados temas como os motivos do gás não chegar à Cuiabá, preço, produção, transporte e imbróglios relacionados ao contrato com a Bolívia de fornecimento. 



Postos de combustíveis em Mato Grosso não possuem GNV para vender desde julho deste de 2018. O fornecimento foi interrompido após a empresa Gás Ocidente, que tem autorização para transportar o produto interromper as atividades. A empresa desativou o gasoduto diante da inatividade da usina termelétrica. A tentativa agora é negociar com a Petrobras o restabelecimento do fornecimento. Em 18 de março, o governador Mauro Mendes (DEM) esteve reunido com o presidente da Petrobrás, Roberto Castelo Branco, para solicitar que o MTGás seja liberado para comprar gás natural diretamente da Bolívia.  

Em Cuiabá, de 12 postos de combustíveis que comercializavam o gás natural, apenas dois ainda possuem os equipamentos para revenda. De acordo com o revendedor, Luiz Flávio Blanco, do Posto Santa Elisa, em Cuiabá, os motoristas estão sendo prejudicados devido à essa falta do GNV. “Investi pensando na demanda existente e todos foram frustrados. Meus clientes são, em sua maioria, taxistas e motoristas de Uber que buscam a redução de custo para trabalhar”, explicou Blanco. 

O presidente do Sindipetróleo, Aldo Locatelli, reclamou da falta de uma política clara de defesa do gás. O diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares, destacou que, além dos revendedores, há muita gente que acreditou no projeto GNV e agora faz-se necessário uma força em conjunto para recuperar não só o gás, bem como a confiança dos empresários em geral. Hoje são mais ou menos 1,5 mil usuários, entre taxistas, motoristas de aplicativo e indústrias que almejam o gás.

Representantes da indústria também estiveram presentes. O presidente da FIEMT, Gustavo Oliveira, apresentou um panorama do gás em Mato Grosso. Também defenderam a retomada do fornecimento Chico Paiaguás, diretor do Porto Seco, e Ronilson Rondon Barbosa, da Comissão de Direito de Energia da OAB-MT. 

Wilson Santos disse que os deputados apoiam todos os esforços para ter o gás e impulsionar o desenvolvimento industrial, comércio e até mesmo o uso doméstico. "Temos todas as condições de recuperar a perspectiva do uso do gás e melhorar a economia local".  

O evento foi realizado na Associação das Empresas do Distrito Industrial (Aedic), em Cuiabá.

Empresários se reúnem em audiência para defender GNV
Empresários se reúnem em audiência para defender GNV 

Simone Alves
Ass. de Comunicação