Empreendendo: Fique de olho em seu negócio

em

O título desta reportagem é uma máxima popular afirmando que o "Dono" é a pessoa que mais deve se importar com o negócio. É quem vai desfrutar do lucro ou assumir a responsabilidade pelos prejuízos. O “dono” também é a pessoa que se expõe ao risco e quem gerencia o negócio, decidindo sobre compras, vendas, contratações, demissões, etc.

Quando se fala em “olho” se pensa em controle ou supervisão do negócio. Tais informações não querem, necessariamente, dizer que o dono é obrigado a estar presente todos os dias. “Mas ele precisa estar a par dos balanços, do perfil de atendimento e do planejamento”, pontua o consultor de vendas e palestrante Ulisses de Oliveira.

João Paulo Emboava tem seguido à risca a máxima popular. Ele procura visitar diariamente todos os quatro postos da Rede Vip, administrados também por Paulo Emboava, seu pai. “A presença física influencia muito no trabalho. Quando você está presente, os funcionários viram leões, no bom sentido. Não por se sentirem pressionados, mas por se sentirem valorizados. Eu entendo que a ausência faz com que os funcionários se sintam desprotegidos ou até mesmo menos responsáveis pelo negócio”, destacou o administrador.
 
O consultor Ulisses também alerta que não basta estar perto. É preciso se preocupar em apresentar uma postura profissional aos clientes e aos funcionários. É preciso avaliar as abordagens e abraçar a causa do bom atendimento. “Cabe ao dono do negócio ser um multiplicador das boas relações. Se ele próprio for incapaz de se relacionar bem com os funcionários, terá dificuldades em fazer com que os funcionários tenham a relação de carinho com os clientes”, conclui Ulisses.
 
João Paulo afirma que trabalha para destacar duas marcas: a da honestidade e da alegria de atender. “A meu ver são características que são atreladas à qualidade do combustível ofertado. Disponibilizar um produto de qualidade não basta. O cliente precisa sentir alegria de estar ali e um funcionário motivado é quem vai causar esse sentimento”, explicou.
 
Janair Costa dos Santos é gerente em um dos postos Vip e ele confirmou o que o patrão disse. “Essa rotina de visitas aos postos realmente acontece e num clima tranquilo e de confiança”, disse o gerente.

Simples estratégia
Pergunte-se para quantas pessoas no dia você saudou com um alegre “bom dia”, por exemplo. Repare com que entusiasmo o seu funcionário cumprimenta os seus clientes. Preste atenção nisso e lembre-se que está no Brasil e em Mato Grosso, onde as pessoas gostam de se relacionar e de serem bem recepcionadas. Ser simpático e educado é uma pequena atitude que não custa nada e gera fidelização. Pense nisso e dê razões para o seu funcionário sorrir mais e trabalhar com mais entusiasmo.