Esclarecimento: O consumidor precisa saber

em

O consumidor da Baixada Cuiabana tem se deparado com uma expressiva queda nos preços dos combustíveis nas bombas, especialmente no etanol, custando menos do que o visto comumente ao longo do ano de 2017.

Isto decorre de promoções praticadas por algumas distribuidoras, independentemente de oscilações nas usinas de etanol, onde os preços se mantêm sem grandes alterações desde agosto. 

Como o mercado é livre e extremamente sensível a preço, alguns postos seguem a redução das distribuidoras e outros, para não perder clientes, mesmo não tendo a mesma condição de compra, vendem o combustível a preços próximos aos dos concorrentes, ainda que isso implique na possibilidade de desequilibrar o seu caixa.

Como os preços de bomba ficam muito semelhantes aos preços de compra junto às distribuidoras, acabam por afetar a sustentabilidade do negócio. Porém, cabe a cada revendedor definir sua estratégia.

Como já aconteceu em outras capitais, Belo Horizonte, por exemplo, em razão da temporariedade, é possível que os atuais preços mais baixos verificados na revenda do etanol retornem ao valor comum.

Então, é necessário que o consumidor, o Ministério Público e Órgãos de fiscalizadores de preços, também saibam que, caso isto aconteça, é natural que os postos também acompanhem a decisão das distribuidoras.

Desta forma, não cabe como erroneamente e comumente acontece, eleger o revendedor como vilão da história, uma vez que essa precificação para cima ou para baixo é exclusivamente de responsabilidade das distribuidoras. Ainda assim, é fato que, a decisão é independente e de cada agente deste mercado. A estratégia é de cada um.

De qualquer maneira, o fato mostra um amadurecimento do segmento de revenda que, através da livre concorrência beneficia o consumidor, possibilitando acesso aos combustíveis com valores promocionais.

Sindipetróleo MT