Estiagem afeta preço do álcool

em

A estiagem prolongada reduziu este ano a capacidade de moagem das usinas de cana-de-açúcar da Região Centro-Sul, afetando também a produção de etanol. Segundo dados divulgados ontem pela Unica (associação das usinas do Centro-Sul, responsáveis por 90% da produção nacional de álcool e açúcar), o total de cana processada na safra (2010/2011) chegará no máximo a 560 milhões de toneladas, abaixo das 570,2 milhões de toneladas previstas em agosto.

Dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) mostram que em novembro a produtividade do setor caiu 18,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a novembro, quando foram processadas 543,66 milhões de toneladas, a queda já é de 7,26% frente ao mesmo período da safra 2009/2010.

Para o diretor técnico da Unica, Antônio de Pádua Rodrigues, os preços médios do etanol não devem mais oscilar como em anos anteriores. A pressão sobre a oferta é reduzida, mas mudanças nos processos de comercialização têm mantido a cotação por litro mais alta. Em novembro, o etanol era vantajoso em apenas seis estados.

— A ideia é que o equilíbrio nos preços seja mantido sem movimento brusco, com possível queda a partir de abril — sinalizou. (O Globo)