Etanol hidratado chega aos postos mais caro

A Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) informa que postos de combustíveis em todo o país estão sendo comunicados, pelas suas distribuidoras, sobre os aumentos nos preços de custo do etanol hidratado. No Rio de Janeiro, por exemplo, os preços subiram aproximadamente R$ 0,20/litro, enquanto em Minas Gerais, o aumento ficou em torno de R$ 0,10.

Segundo as distribuidoras, a alta nas bombas se deve aos reajustes de preços de venda do produto feito pelos produtores de açúcar e álcool. Embora este ainda seja período de safra, os preços estariam subindo porque há uma previsão de colheita abaixo das expectativas iniciais, além de o mercado de açúcar estar mais aquecido este ano.

A Fecombustíveis lembra que o mercado é livre e competitivo em todos os segmentos, cabendo a cada distribuidora e posto revendedor determinar se irão ou não repassar os maiores custos ao consumidor e, se o fizerem, em qual percentual. No entanto, a Federação entende ser de fundamental importância esclarecer o consumidor e a sociedade em geral sobre a realidade dos fatos para que o revendedor, face visível deste mercado, não seja responsabilizado por majorações de preço ocorridas em outras etapas da cadeia.

A Fecombustíveis representa os interesses de quase 38 mil postos de serviços em todo o país, 365 TRRs e cerca de 35 mil revendedores de GLP, além do mercado de lubrificantes.