Fraude na quantidade: Donos de postos serão autuados

em

Os donos dos dois postos, Alegria e Gardênia Azul, interditados anteontem no Rio por fraudes na venda de combustível serão intimados a depor, ainda esta semana, pela Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), da Polícia Civil. Segundo o delegado Mário Andrade, eles serão autuados por estelionato (pela venda fraudulenta de combustível). O dono do Posto Alegria, na Freguesia, também será autuado por furto mediante fraude (pelo “gato” na rede da Cedae).

Ontem, o gerente do estabelecimento, que estava no local no momento da fiscalização, foi autuado pelos dois crimes. O Disque-Denúncia (2253-1177) recebeu 168 denúncias sobre adulteração de combustíveis no Estado do Rio no ano passado. Na capital, foram 73, segundo informaram funcionários do serviço.

Em São Paulo, fiscais da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da prefeitura da capital e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) encontraram fechados quatro postos de combustíveis suspeitos de fraude nas bombas. O esquema, que consistia em liberar uma quantidade de combustível menor do que a registrada, foi denunciado por uma reportagem do “Fantástico”, da TV Globo.

Segundo a ANP, todos os quatro estabelecimentos, que estavam com tapumes, foram autuados. Dois outros postos foram fiscalizados, mas não apresentaram irregularidades.

Fiscais da ANP estiveram também ontem num dos postos mostrados pelo “Fantástico”, na Marginal Tietê. O estabelecimento (Latino Americana Ltda) já havia sido autuado pela ANP em 2009 e 2011, no mesmo ano em que também fora lacrado pela prefeitura de São Paulo. No local, foram encontrados vários documentos, que serão investigados.

No Paraná, o empresário Cléber Salazar, acusado de envolvimento no esquema, se entregou à polícia na noite de segunda-feira (a Justiça havia decretado sua prisão). Em entrevista, ele disse nada ter a esconder:

— Minha vida é um livro aberto. Tenho cadastro no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).