Gasolina sobe R$ 0,07 nas refinarias; consumidor está insatisfeito

Correio Braziliense

A Petrobras anunciou um reajuste de R$ 0,07 no valor da gasolina, que deixará as refinarias com preço médio de R$ 2,045. O aumento válido a partir de hoje é o maior desde outubro do ano passado, quando o litro era vendido a R$ 2,0639. Essa é a terceira alteração feita no mês — a empresa não alterava o preço médio desde 23 de abril.

O repasse desse reajuste para o consumidor depende de variáveis como impostos, mistura com biocombustível e margem de revendedores e distribuidores. Segundo o Sindicombustíveis, que representa os postos, ontem, as distribuidoras aumentaram em R$ 0,05 o preço para a revenda. O presidente, Paulo Tavares, disse que o aumento atende às leis de mercado. “Já havia tido um repasse anteriormente de R$ 0,10 e ontem mais esse, de R$ 0,05. Com a política de preços da Petrobras baseada no mercado internacional e o barril do petróleo em alta, a tendência é de que a gasolina aumente cada vez mais”, disse.

O consumidor não está nada satisfeito. O taxista Alexandre José, 43 anos, se revolta com os preços em comparação aos países vizinhos. “Acabei de fazer uma viagem de moto e não tem cabimento a gente passar pelos postos da Petrobras no Chile e ver a gasolina a R$ 2, enquanto aqui está duas vezes mais cara. No Paraguai, a mesma coisa, basta a gente atravessar a fronteira para ver a diferença. Por que para nós, aqui do Brasil, é tão caro?”, questionou.

O economista da Universidade de Brasília César Bergo atribui o valor do combustível a variáveis externas “Essa volatilidade internacional tende a afetar mais o preço da gasolina do que o do diesel. Se nos próximos meses houver estabilidade na moeda e na commodity, a gasolina estabilizará”, disse.

Sem previsão de melhora nos preços, o cozinheiro Bruno Vasconcelos, 27, optou por deixar o carro de lado. “Resolvi ir para o trabalho de ônibus. É bem mais rentável. É ótimo ter o conforto do carro, mas, enquanto gasto, em média, R$ 15 de gasolina, pago R$ 7 de passagem”, contou.

O valor do litro do diesel permanecerá em R$ 2,2470. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do etanol, que seria uma alternativa aos motoristas, subiu em 20 estados e no Distrito Federal na semana passada, passando a custar, em média, R$ 3,127, com alta de 5,29%.