GNV começa a ser reestabelecido em postos de Cuiabá

Viviane Petroli - Comunicação Sindipetróleo

O fornecimento Gás Natural Veicular (GNV) começa a ser reestabelecido nos postos de Cuiabá, após rompimento de um duto da empresa Gás Ocidente Mato Grosso (GOM), que realiza o transporte do gás entre a Bolívia-Mato Grosso, no município de Nossa Senhora do Livramento no dia 30 de janeiro. Na avaliação de revendedores, a rapidez para o retorno do fornecimento do combustível reforça a segurança e confiabilidade no combustível.

O rompimento do duto em Nossa Senhora do Livramento levou à interrupção do gás natural aos postos de combustíveis e indústria de Cuiabá logo no começo da última semana. O esvaziamento dos dutos foi necessário para a realização da substituição do duto danificado, no qual se faz o uso de solda.

De acordo com a MT Gás, a Companhia dispõe para veículos e indústrias 1,5 milhão de metros cúbicos por mês. O consumo do gás atualmente está em 40 mil metros cúbicos/mês nos postos.

Hoje em Cuiabá dois postos fornecem o GNV como mais uma opção aos motoristas de combustível: Posto Santa Elisa e Posto Ipê. Quanto as indústrias, hoje são quatro que utilizam o gás como matriz energética.

Proprietário do Posto Santa Elisa, em Cuiabá, Luiz Flávio Blanco, recebeu a notícia do reestabelecimento do combustível no final de semana. Segundo ele, a agilidade para sanar o problema por parte da empresa que realiza o transporte entre a Bolívia e Mato Grosso mostrou que o modal é seguro e de confiança.

“Diariamente os motoristas passavam ou ligavam no posto para saber se o GNV havia sido reestabelecido. O rompimento do duto foi algo que nunca havíamos presenciado em Mato Grosso. O fato de em nove dias ter sido solucionada a situação é uma vitória, pois reforça a segurança no modal e, principalmente, a confiança quanto ao fornecimento do produto”, pontua o proprietário do Posto Santa Elisa.

No último dia 4 de fevereiro representantes da Gás Ocidente Mato Grosso, responsável pelo gasoduto Bolívia-Mato Grosso, durante reunião extraordinária da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), haviam destacado a previsão de retomada do transporte do gás natural durante o final de semana.