Governo muda forma de lojista antecipar dinheiro de vendas no cartão

A equipe econômica tomou uma medida que deve aquecer o comércio a partir do ano que vem porque melhora o fluxo de caixa das empresas. O governo resolveu tirar a trava que existe quando um lojista tenta antecipar numa instituição financeira o dinheiro que ainda receberá das vendas que fez no cartão de crédito. Com a mudança, o comerciante poderá adiantar tudo o que já foi vendido na função crédito e não apenas parte disso, como ocorre atualmente. A mudança é uma transição para a liberação total desse mercado que deve ser feita no ano que vem.

Hoje, quando um lojista quer recursos, pede dinheiro ao banco ou à empresa dona da maquinha do cartão de crédito, entrega os recebíveis (comprovantes das vendas já feitas) como garantia e recebe os valores com desconto dos juros do tempo entre o repasse feito pela instituição e a data em que o dinheiro cairia na conta da empresa. No entanto, se precisar de recursos novamente, não pode fazer uma nova operação mesmo se tiver vendido muito mais. É que toda a agenda dos pagamentos dos clientes fica bloqueada até o empresário quitar o primeiro empréstimo. Ou seja, se já tem R$ 1.000 para receber e pegou um empréstimo de R$ 100, não pode adiantar os outros R$ 900. Só depois de acertar a primeira dívida.

A partir de 31 de janeiro, o lojista poderá usar os novos recebíveis para antecipar todo o dinheiro que já tem para receber. Isso dá um impulso para o comércio porque pode aumentar e muito o capital de giro das empresas.

– A medida visa a aumentar a eficiência e competição porque tira a trava que tem hoje e dá maior empoderamento ao lojista – falou o diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, ressaltando que isso também dará mais poder às credenciadoras.

O Globo