Governo reduz de 13% para 10% a adição de biodiesel ao óleo diesel

Sindipetróleo

Em um aceno aos caminhoneiros que ameaçam paralisação, o governo federal reduziu de 13% para 10% o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel fóssil. A resolução do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" nesta terça-feira (13).

A redução está prevista para ser aplicada no 79º Leilão de Biodiesel (L-79), promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Numa nota conjunta, os ministérios da Agricultura e de Minas e Energia oficializaram a redução no percentual de biodiesel ao óleo diesel. Destacaram que as projeções de alta para a produção de soja, que fornece o óleo de soja, principal matéria-prima do biodiesel, favoreceram a redução na mistura. ‘’ Nesse contexto, e, contando com a compreensão e contribuição do setor produtivo, fez-se necessário uma correção de rumo momentânea com relação ao percentual de mistura do biodiesel ao diesel comercializado no país, dos atuais 13% para 10%, no 79º leilão de biodiesel (L-79)’’.

A nota diz ainda que a questão do preço dos combustíveis envolve diversos setores da economia, entre eles, o agronegócio, e por isso precisa adotar medidas corretivas para ‘’mitigar eventual distorção momentânea que venha a ocorrer’’.

Ainda de acordo com as duas pastas, ´’o governo trabalha pelo fortalecimento e consolidação do mercado brasileiro dos biocombustíveis, porém em um ambiente que permita a competitividade, buscando a garantia do abastecimento nacional e preservando o interesse do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta do produto’’.