Inmetro divulga consumo dos modelos de carros de 2011

em

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro, em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural Conpet, anuncia a terceira evolução do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular PBE Veicular, com a tabela dos modelos etiquetados para o ano de 2011. A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia ENCE informa ao consumidor a classe de eficiência energética dos veículos, comparando os modelos dentro de categorias específicas: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial leve e fora-de-estrada.

Uma das novidades para 2011 é a adesão da Ford, cujos modelos juntam-se aos das montadoras Fiat, Kia, Volkswagen, Renault e Toyota, que participaram nos anos anteriores. Três dos 73 modelos etiquetados neste novo ciclo são lançamentos, sendo um veículo híbrido, tecnologia que utiliza motores elétricos e motor a combustão interna, reduzindo significativamente o consumo de combustível.

Houve melhora de 3% no nível geral de consumo de combustível dos modelos inscritos, com destaque para a categoria de compactos 3,6% e para a categoria de subcompactos 2,9%. Outra novidade é a constatação da evolução tecnológica impulsionada pelo PBE Veicular. De 2010 para 2011, 14 modelos melhoraram suas performances segundo os critérios avaliados, ou seja, 21% dos modelos participantes registraram evolução tecnológica.

"O objetivo da etiqueta é oferecer ao consumidor mais um atributo, além do preço e da estética, para a sua decisão de compra. Com a declaração de consumo de combustível na etiqueta, o consumidor pode optar por adquirir modelos de veículos mais econômicos, escolher o combustível mais indicado para utilização na cidade ou na estrada e comparar modelos dentro da categoria de sua preferência", ressalta Marcos Borges, coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

"São considerados mais eficientes os automóveis que, nas mesmas condições, gastam menos energia em relação a seus pares e, portanto, consomem menos combustível. Para comparar veículos que usam combustíveis diferentes, os valores de consumo verificados em álcool e gasolina são convertidos em joule, unidade que mede a energia", esclarece o gerente de Suporte ao Conpet, Lucio Cesar de Oliveira.
Novos modelos podem ser declarados no programa, porém em tabela à parte. Os dados ficam disponíveis na tabela publicada nos sites do Inmetro www.inmetro.gov.br e do Conpet www.conpet.gov.br.

Entre os modelos que menos consomem estão o Uno Mille Fire Economy 2011, Siena Fire, Gol Ecomotion, Logan Authentique Expression, Fusion Hybrid, Kia Cerato EX3, LX3 e SX3 e o Corolla GLI e XLI.