Lavagem a seco: qualidade ambiental como diferencial

O uso inadequado ou desnecessário dos recursos naturais vem prejudicando seriamente o equilíbrio da natureza. Há uma séria ameaça de contaminação da água a nível mundial. Há sérias ameaças de extinção de várias espécies de árvores, animais, peixes e aves. E diante deste impasse, cada empresa tem o dever de procurar modelos de eficácia na aplicação de seus recursos que reduzam ou mesmo eliminem passivos ambientais.

Está ai a importância das auditorias nas grandes células sociais para avaliar os custos ambientais presentes e futuros. No mesmo intuito, cresce os investimentos das células sociais na recuperação e preservação ambiental. O ativo e o passivo ambiental não podem mais ser mais ignorados. Afinal, na teoria da dinâmica da riqueza, a formação do patrimônio não depende só do capital, mas da influência do ambiente externo em que a empresa está inserida.

Essa visão também chega aos postos. Os revendedores pensam cada vez mais em aliar qualidade do meio ambiente com a eliminação de custos. Uma das alternativas no estabelecimento de revenda de combustíveis é o serviço de lavagem a seco. A motivação deste tema surgiu em meio a um encontro com revendedores do Nortão do Estado que sinalizam fechar os lavadores pelo seu alto custo e pelo grau de agressão ao meio ambiente, já que geram muito mais resíduos e desperdício de água. Mas eles também já pensam em alternativas. Bruno Costa Soares, administrador do Posto Cidade em Sorriso, por exemplo, contou que estuda a implantação da lavagem a seco. Ele entende que esta é uma opção tecnológica futura. Hoje ele apenas revende o produto que faz a lavagem a seco.

O funcionamento

Quando se fala no termo popular “Lavagem a Seco”, se pensa em limpeza em a utilização de líquidos. É bom esclarecer que não é bem assim. Existe a ideia equivocada que o processo de lavagem é feito por fricção de pano seco, quando, em verdade, é feito através da pulverização de produtos líquidos biodegradáveis sobre a superfície do veículo.

A cera de lavagem quando pulverizada sobre o veículo se infiltra nos depósitos de sujeira, formando uma película protetora de cera sobre a superfície da pintura. Esta película age sobre os depósitos de sujeira que vão sendo amolecidos e quebrados em fragmentos menores. Ou seja, ao ser aplicado, suspende e envolve a sujeira, o que permite sua remoção sem riscar a superfície, deixando-a limpa. Tais produtos, além de seus reagentes, possuem propriedades de cera de carnaúba, o que proporciona também brilho e proteção sobre a pintura do veículo.

Após descompactar a sujeira, a cera passa a envolvê-la, criando invólucros de cera com a sujeira dentro, tirando desta forma, o contato da sujeira com a superfície o que resulta na proteção da pintura durante o processo de remoção da sujeira que será feito com a passagem de outro pano 100% algodão e com porosidade específica.

Com o sistema de lavagem ecológica, o cliente diminuirá as chances de lavagem, o que não acontece com o sistema convencional, isso sem contar com a economia de aproximadamente 380 litros de água que seriam usados na lavagem do seu veículo. Então revendedor, vale a pena pensar nessa solução.

Bethsabá Marques Silva, engenheira sanitarista. Email: bethsaba@terra.com.br. Fone: 65 8419 1152