Levantamento de preços da ANP: novo formato previsto para setembro

ANP

O novo formato do Levantamento de Preços de Combustíveis (LPC) da ANP está previsto para setembro. A pesquisa acompanha semanalmente os preços dos combustíveis automotivos e do GLP (gás de cozinha), que são divulgados semanalmente no portal da Agência.

Como o contrato com a empresa anterior já foi encerrado, haverá uma interrupção na pesquisa entre 23/8 e 7/9. O novo contrato com a empresa que prestará os serviços para a Agência já foi assinado e está prevista para 14/9 a publicação dos dados coletados a partir de 8/9.

A nova pesquisa utilizará um formulário eletrônico, que irá capturar a geolocalização do pesquisador, com data e hora, e solicitar a inclusão de fotos do posto e do painel de preços, garantindo a confiabilidade e a rastreabilidade dos dados.

Além disso, o LPC não captará mais os preços pagos pelos postos às distribuidoras, pois, atualmente, as Resoluções ANP nº 729/2018 e nº 795/2019 já obrigam os distribuidores a fornecerem esses dados por meio do Sistema de Movimentação de Produtos (SIMP). Esses dados passarão a ser disponibilizados no portal da ANP.

A abrangência geográfica da pesquisa, que inclui 459 localidades, continuará a mesma, bem como a periodicidade (semanal) e o número de postos (cerca de 6 mil) e revendas de GLP (cerca de 4.400) pesquisados por semana.

De acordo com os critérios da licitação, a contratação prevê a gradual expansão das amostras da pesquisa. Na primeira etapa, o levantamento abrangerá, pelo menos, as 26 capitais estaduais e o Distrito Federal. A adição de localidades se dará ao longo de oito etapas, até atingir as 459 localidades.

A tabela também está disponível na página: http://www.anp.gov.br/noticias/5912-levantamento-de-precos-da-anp-novo-formato-previsto-para-setembro

Autor/Veículo: Assessoria de imprensa da ANP