LIÇÕES DA EXPOPOSTOS 2019

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BRASIL POSTOS
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Frequento a Feira Expopostos desde 2011 e a cada nova edição da feira fico atento para tentar captar quais serão os insights e tendências do segmento.

De certa forma já fiz algumas previsões que se mostraram verdadeiras, outras não. O mais importante de tudo que vivenciei nesta última edição foi o sopro de esperança renovado por todo o ecossistema deste segmento.

Abaixo segue algumas considerações do que vi e trago aqui para minha audiência que não teve a oportunidade de estar presente.

Canais de Vendas – Na última edição ( 2017 ) fiz uma leitura de mercado que se comprovou. A tendência da indústria em impactar e vender diretamente para o consumidor final ( dono do posto ) enfraquecendo a importância do canal revendedor de equipamentos e assessórios para postos de combustíveis.

Isto se confirmou na quantidade de expositores que atuam unicamente como canal de vendas da indústria.

Mesmos que os fabricantes tentem “empurrar seus estoques goela abaixo para seus canais de vendas” oferecendo descontos progressivos em função do volume de compra o desaquecimento do mercado não comporta capital de giro parado do lojista. O resultado foi a diminuição do número de expositores que fazem unicamente a revenda de equipamento. Os canais de vendas que ainda sobrevivem desta operação desenvolveram marcas próprias e serviços especializados para de diferenciarem e continuarem no jogo.

Indústria em contato direto com o consumidor final – Também ficou evidente que a indústria acordou para o fato de que ela não precisa mais de uma “cauda longa” para apresentar suas soluções para o seu cliente.

Com as tecnologias digitais é completamente possível impactar o consumidor, demonstrar os produtos, oferecer vídeos interativos, fazer o download dos catálogos técnicos, oferecer atendimento online por whatsapp e até mesmo comprar na loja virtual do fabricante ou em marketplaces como o Portal Brasil Postos.

Esta tendência serve de alerta para os representantes e instaladores que devem buscar novas formas de agregar valor, impactar e fidelizar seus clientes ( redes de postos ) para continuarem relevantes.

Investimento em Fidelização de Clientes – Outro destaque positivo foi a visão da importância da fidelização do cliente final com o posto revendedor. Todos os expositores de software para a gestão de postos apresentaram soluções de fidelização.

Porém o maior destaque foi a Starup Clubpetro que foi além das expectativas oferecendo para os revendedores uma solução completa que entrega 20% de aumento de vendas em até 90 dias através de um programa estruturado de fidelização embarcado em uma plataforma que utiliza um potente BI para identificação e categorização de clientes. Com a formação de um banco de dados exclusivo o revendedor tem a sua disposição uma série de ferramentas para manter o relacionamento com seus clientes de forma independente.

O posto na Palma da Mão – O revendedor quer liberdade. Não que mais ser escravo do negócio. Nesta edição da feira ficou evidente que a gestão do posto nunca foi tão acessível e tão assertiva.

Agora é possível ter um sistema como o webPosto da Quality Sistemas que é desenvolvido na nuvem e entrega todo o tipo de informação necessária para a tomada de decisão do gestor no próprio smartphone.

A consulta dos estoques de combustíveis, das vendas, das contas a receber e a pagar pode ser feita em qualquer lugar, integrando todas os postos das redes e em tempo real. Isto permite uma mobilidade e autonomia do posto revendedor. Libertas quæ sera tamen.

Recuperação do Vapor – Outro ponto alto da feira foram as novas tecnologias para a recuperação de vapores na pista. Com a Portaria 1109 – Anexo 2 da NR 9 a partir deste ano de 2019 os postos devem tomar ações para eliminar a contaminação pelo benzeno que existe na pista. Com isto, os fabricantes de equipamentos apresentaram soluções inovadoras que retiram o vapor do posto.

A Zeppini, que é a maior fabricante de Equipamentos de Instalação Ambiental do País, apresentou o Sistema Recuperador de Vapores – Keeper que permite captar 90% dos gases que passam pela linha de respiro do posto e recuperar em forma de combustível que retorna ao Tanque de Armazenamento. É a solução ideal pois além de atender a norma retirando o combustível ainda tem um payback positivo uma vez que o revendedor recupera seu investimento com a redução da perda por evaporação.

Já a Gilbarco Veeder Root que este ano completa 60 anos no Brasil, entre vários lançamentos disponibiliza também o kit de recuperação de vapores, para upgrade das bombas da linha Prime compradas a partir de agosto de 2019.

O kit é avalizado pela certificação de segurança UL Brasil, tem aprovação metrológica do INMETRO e é uma solução testada e utilizada com grande sucesso em diversos países da Europa e América do Norte, há mais de uma década.

Distribuidoras de Combustíveis – Desta vez as distribuidoras de combustíveis deixaram a desejar no que diz respeito aos seus stands e suas estratégias promocionais. Quem esteve nas outras edições pode entende do que estou falando. As grandes distribuidoras que concentram mais de 70% do mercado de distribuição tiveram uma participação tímida.

O destaque foi a ALE que programou uma séria de ações ancoradas no patrocínio da StockCar e que contou com a participação de Rubens Barichello que demonstrou todo seu carisma e simpática com o público que fez fila para receber um boné autografado.

Medição e Monitoramento – Outro destaque na feira foram os fabricantes que oferecem os equipamentos de medição e monitoramento que se tornarem essenciais para a redução das perdas e gestão dos estoques do posto. Em alguns estados com Santa Catarina se tornaram obrigatórios.

Utilizar a régua de medição para medir os estoques dos tanques passou a ser considerada uma prática pré-histórica uma vez que induz ao erro, ao furto a ainda contamina o colaborador.

A ExcelBr que já inovou no mercado por meio do calibrador digital de pneus cada vez mais se consolida com seu equipamento de medição e monitoramento. O Sistema ELS entrega medições de tanques precisas e informação em tempo real sobre tudo que acontece com o combustível do seu posto.

Soluções para Loja de Conveniência, cadê você? Consideradas como as queridinhas do mercado e a bola da vez, eu esperava encontrar soluções e novas tecnologias para este mercado em ascenção e que apresenta grandes oportunidades de crescimento.

Talvez seja influência da NACS que oferece uma quantidade enorme de produtos e serviços para este mercado, mas novamente fiquei frustrado com o que foi oferecido nesta edição da feira.

O único destaque que me chamou atenção foram as soluções de mídia digital para impactar os consumidores que já estão no posto. De resto foi mais do mesmo. Novamente.

Fintechs , Casback e Conciliação de pagamento – O que realmente me chamou atenção foi a presença de novos agentes financeiros oferecendo soluções digitais para o revendedor aumentar a monetização dos seus negócios.

Com margens cada vez menores “ganha aquele revendedor que perde menos”. Com pacotes de serviços digitais mais atraentes que os bancos e financeiras parece que o mercado de fintechs acordou para o nosso segmento. Acredito que muita novidade virá em breve.

Gestão de Pessoas – O segmento de postos é 100% prestação de serviços e depende de pessoas para prestar serviços com qualidade e segurança.

Talvez que a grande novidade foi a Plataforma de Ensino do Portal Brasil Postos que foi apresentada em alguns stands de empresas parceiras como a Radibras , Clubpetro e Quality.

Com um sistema inovador o Portal Brasil Postos oferece um sistema de aprendizado que mescla encontros presenciais com sala de aula virtual reduzindo custos e entregando a melhoria da performance de gerentes, frentistas e colaboradores. Esta sim foi uma novidade e tanto!

Zeitgeist – A expressão alemã “Zeitgeist” pode ser traduzida como espírito do tempo ou espírito da época.

Considero que o espírito desta edição da Expopostos é a ideia de renovação e o sentimento do o pior já passou e que agora estamos iniciando um novo ciclo em nosso segmento, com o fim de alguns monopólios, o aquecimento da economia e as novas tecnologias que vão oferecer mais segurança e eficiência tanta para o revendedor quanto para quem paga a conta – o cliente.

Fonte: BRASIL POSTOS