Mercado do etanol supera da gasolina; diesel sobe

em

As vendas de gasolina C em Mato Grosso caíram 17,2 por cento considerando o período de janeiro a outubro deste ano e comparando com o mesmo período do ano passado. Foram consumidos 528,5 milhões de litros em 2017 e 437,5 milhões de litros em 2018. 

Já o mercado de etanol avançou 28,2% no período, passando de 533,6 milhões de litros para 684,4 milhões de litros.

O consumo de óleo diesel também cresceu. Foram 5,2% de aumento diante do consumo de 2,427 bilhões de litros consumidos de janeiro a outubro, ante 2,308 bilhões no ano passado. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Vendas em outubro

O comércio de etanol em outubro chegou a 81 milhões de litros contra 64,4 milhões no mesmo mês do ano passado, um aumento de 25,8%. O consumo de gasolina baixou de 48,4 milhões para 40,7 milhões, um decréscimo de 15%. Ainda falando de outubro, as vendas de diesel cresceram 3,3%. Neste ano foram R$ 262 milhões contra 253,4 milhões de litros no mesmo mês do ano passado.

Ciclo Otto  

No consumo do Ciclo Otto (termo para o consumo pelos veículos flex: gasolina + etanol), Mato Grosso cresceu 5,6% nesses 10 meses.  Somando os dois produtos, já foi consumidos neste ano 1,121 bilhão de litros contra 1,062 bilhão de litros. Numa comparação de percentuais com os dados nacionais, Mato Grosso sai na frente, já que no Brasil o Ciclo Otto reduziu 0,9%. No Estado, o etanol é o preferido de 61% dos consumidores. No Brasil, o consumo de gasolina ainda é maior.  

Para o diretor-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares Junior, esse aumento na demanda do etanol hidratado reflete “um efeito de substituição do etanol hidratado em relação à gasolina C”. O motivo seria preços mais competitivos do biocombustível. Sobre o diesel, ele destaca que o crescimento reflete a recuperação da economia e fortalecimento da agricultura.

Simone Alves
Ass. de Comunicação