NOTA DE ESCLARECIMENTO: Diferenciação de preços num mercado tão similar e, ao mesmo tempo, tão concorrido

Sindipetróleo

Diferenciação de preços entre regiões e onde existe um mercado de combustíveis muito similar e, ao mesmo tempo, tão concorrido levanta questionamentos. É uma indagação que tem sido feita ao setor, principalmente neste momento em que a sociedade está tomando mais consciência dos custos dos combustíveis. Por isso o Sindicato que representa os postos de combustíveis em Mato Grosso (Sindipetróleo) traz alguns esclarecimentos.

1)        O varejo de combustíveis acaba tendo características diferentes no interior do estado com relação à Grande Cuiabá, onde estão concentrados cerca de 250 de pouco mais de 1.000 existentes em Mato Grosso. Na capital, a concentração em volume de postos e de combustíveis vendidos é maior, isso já é um fator que diferencia os preços em Cuiabá e Várzea Grande de outras cidades mais distantes;

2)        Os preços no interior do estado ainda possuem em sua composição o custo do transporte do combustível;

3)        É preciso considerar que mesmo sendo um mercado fragmentado, com tantas unidades, não está salvaguardado de uma competição predatória entre fornecedores e entre os próprios postos que leva a preços abaixo do custo ou muito semelhantes ao custo de aquisição junto às distribuidoras;

4)        A concorrência predatória não se sustenta por muito tempo e é por isso que se vê na cidade tantos postos fechados, que não suportaram os custos;

5)     O Sindicato, em nome de seus Associados, defende a livre concorrência e que os órgãos competentes sempre investiguem suspeitas de práticas anticoncorrenciais no setor e entende que existe uma situação em que a variabilidade dos preços no varejo supera a variabilidade nas distribuidoras por força da concorrência. Porém, preços abaixo ou muito próximos do custo de aquisição abrem margem para suspeitas de dumping econômico, uma prática que consiste em vender produtos por preços que não cobrem sequer os custos de produção/aquisição com o objetivo de eliminar a concorrência, que não consegue vender mais barato e aumentar a participação de mercado de uma empresa. Se comprovada, é uma prática ilegal. Situação em que os órgãos deveriam estar atentos;

6)        O que o setor percebe ainda é que os órgãos estão focados nos postos, quando poderiam começar também sua atuação nas distribuidoras. Afinal, a baixa vai depender do preço de aquisição junto às distribuidoras. Porém, a mesma fiscalização e exigências não ocorrem com a mesma ênfase e publicidade nas distribuidoras.

Sindipetróleo

==