Olhar Direto: Novo reajuste pode elevar preço do etanol acima da casa dos dois reais

Com a escassez do álcool para entrega nas usinas, apesar de estarmos apenas no primeiro mes da época das chuvas, o preço do produto pode subir até R$ 0,20 (vinte centavos) nos postos distribuidores, fato que também elevará o preço da gasolina. Para pelo menos cinco proprietários ouvidos pelo Olhar Direto, na tarde desta quarta-feira (3), o reajuste entre R$ 0,10 e R$ 0,20, é inevitável.

"Somente nos últimos 20 dias do mês de outubro, o preço do álcool nas usinas entregue para as distribuidores subiu cerca de vinte centavos e os postos não podem arcar com esse aumento. Vamos repassar sim para os consumidores. E não se trata de cartelização, mas sim de sobrevivência", explicou Nilson Teixeira, dono de uma rede de postos em Cuiabá.

Para ele, a falta de planejamento do governo federal para o setor é que ocasiona esse problema na entressafra. Faltam estoques de passagem e não há uma comunicação efetiva entre agricultores, indústrias, distribuidores e pontos de revenda.

"Os estoques reguladores estão baixos no primeiro mês de chuvas, o que é muito preocupante. Hoje, o álcool já responde por 75% dos combustíveis vendidos nos postos urbanos. Pode ocorrer o que houve quando o governo federal lançou o Pró-Álcool: muitas aquisições de veículos sem que houvessem estoques reguladores ou um planejamento. Falta planejar", salienta.

Outro dono de posto ouvido pelo Olhar, que prefere manter seu nome em sigilo, pondera que essa "política cega" do governo federal, incentivando e estimulando a venda de carros flex, coloca os setores numa situação difícil, especialmente os donos de postos.

"No próximo rejuste, não sei se vai valer a pena abastecer com álcool. Em 2011, caso nada seja feito, especialmente para aumentar a produção de álcool, os donos de carros flex podem pagar um mico. Ou vão ficar seis meses abastecendo seus carros com álcool e a outra metade do ano com gasolina. Vai compensar apenas para que os cidadãos possam contribuir com a redução de emissão de gases mais danosos ao meio ambiente", ressalvou.

Hoje, o litro do álcool está custando entre R$ 1,86 e R$ 1,88 nas bombas da maioria dos postos de Cuiabá e Várzea Grande. Com o aumento, o preço médio vai varias entre R$ 2,06 e R$ 2,08.