Petrobras decide que preços do diesel serão reajustados a cada 15 dias

Petróleo Brasileiro S.A.

A diretoria da Petrobras aprovou alteração na periodicidade de reajuste nos preços do diesel em períodos não inferiores a 15 dias, informou a estatal nesta terça-feira (26) em comunicado ao mercado.

A companhia pontuou que continuará a utilizar mecanismos de proteção, como o hedge com o emprego de derivativos, cujo objetivo é preservar a rentabilidade de suas operações de refino.

"Ficam mantidos os princípios que balizam a prática de preços competitivos, como preço de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação e nível de participação no mercado", afirmou a empresa.

O formato anterior, usado desde 3 de julho de 2017, previa reajustes inclusive diariamente. Em março de 2018, a empresa fez outra mudança e passou a divulgar os preços do litro da gasolina e do diesel vendidos pela companhia nas refinarias e não mais os percentuais de reajuste.

De acordo com a estatal, "ficam mantidos os princípios que balizam a prática de preços competitivos, como preço de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação e nível de participação no mercado".

Cartão

No mesmo comunicado, a Petrobras informa que sua subsidiária Petrobras Distribuidora S.A. (BR) está desenvolvendo para implantação num período estimado em 90 dias cartão de pagamentos que viabilizará a compra por caminhoneiros de litros de diesel a preço fixo nos postos com a bandeira BR (Cartão Caminhoneiro). O Cartão Caminhoneiro servirá como uma opção de proteção da volatilidade de preços, garantindo assim a estabilidade durante a realização de viagens.