Petrobras elevará perfurações no pré-sal em 2011

em

A Petrobras anunciou ontem que fará mais cinco perfurações no pré-sal da Bacia de Santos este ano, totalizando 16 em 2010. Este número, segundo o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, deve ser igual ou maior no ano que vem.

— Devemos manter esse ritmo ou até um ritmo maior ano que vem — disse Barbassa a analistas ao comentar o lucro de R$ 8,5 bilhões obtido pela empresa no terceiro trimestre.

A Petrobras receberá este ano duas sondas, que se unirão às oito em operação. Barbassa confirmou para o fim do mês o teste de longa duração, uma avaliação de produção, do prospecto Guará. O de Tupi Nordeste será no primeiro trimestre de 2011.

A Petrobras aguarda a entrada em operação da plataforma P-57, no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, que terá capacidade para produzir 180 mil barris diários de petróleo. Em 2010, a produção da P-57 deverá ser de 15 mil barris diários. A P-56, no campo de Marlim, em Campos, reforçará a produção.

— A P-57 vai atingir o pico no segundo semestre de 2011 — disse Eduardo Molinari, coordenador de Exploração e Produção.

Nova descoberta de petróleo leve na Bacia de Santos

Para 2011, a programação de manutenção das plataformas vai atingir a P-27, na bacia de Campos, que produz apenas oito mil barris diários, além de uma parada de cinco dias na P-54, na mesma bacia, no campo de Roncador.

A produção da companhia aumentou 2% nos primeiros nove meses do ano em relação ao ano anterior — de 1,963 milhão de barris de petróleo diários para 1,995 milhão.

Barbassa não quis antecipar quanto de reservas a Petrobras vai incorporar este ano, mas confirmou para 15 de janeiro a divulgação das novas reservas da estatal, que devem incluir parte do prospecto Tupi, na bacia de Santos, cuja comercialidade será anunciada até o dia 31 de dezembro.

A Petrobras anunciou ontem ter descoberto petróleo leve, de boa qualidade, no pós-sal em um bloco situado ao sul da Bacia de Santos. Os reservatórios encontrados são semelhantes aos dos campos de Tiro e Sidon, que estão a 15 quilômetros da nova descoberta. O poço está no bloco BM-S-41, a 280 quilômetros da costa de São Paulo, no qual a Petrobras tem 80% de participação.