Petrobras faz primeiro reajuste do diesel no ano

Por
Valor Econômico
em

A Petrobras reajustou em 8% o preço do litro do diesel nas refinarias. O novo valor entra em vigor hoje. Foi o primeiro aumento do diesel no ano. O preço do combustível já foi reduzido em outras 11 ocasiões em 2020. Segundo a companhia, não houve decisão de reajuste no preço da gasolina.

De acordo com uma fonte, o aumento para o preço do diesel será de R$ 0,1039 o litro. Neste mês, a Petrobras já determinou dois reajustes de preço da gasolina, sendo um de 12% e outro de 10%.

“O aumento hoje [ontem] está de acordo com a paridade internacional que a Petrobras vem promovendo em sua política de preços”, afirmou Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, em nota. “Os recentes aumentos do Brent e as flexibilizações globais das quarentenas também acabam adicionando proporcionalidade à medida.”

Segundo ele, os preços para o diesel, assim como os da gasolina, são baseados no preço de paridade de importação somado aos custos, como frete e taxas portuárias. “No aumento, encontra-se uma margem que cobre os riscos da companhia, como volatilidade de preços e volatilidade de câmbio, algo que ainda está bem presente diante das condições atuais de mercado.”

Na semana passada, durante teleconferência com analistas, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que a estatal planeja fazer novos reajustes nos preços dos combustíveis, se houver novos aumentos dos preços internacionais.

Após a Petrobras aplicar reajuste de 10% para a gasolina no início de maio, o presidente Jair Bolsonaro classificou a medida como uma “manobra” da estatal e disse que questionaria a companhia.