Petrobras registra prejuízo de R$ 48,523 bilhões no primeiro trimestre

O Globo

A Petrobras registrou prejuízo de R$ 48,523 bilhões no primeiro trimestre deste ano. O resultado é o oposto do lucro obtido no mesmo período do ano passado,  de R$ 4,031 bilhões. Trata-se do pior resultado na história da companhia. Até então, a maior perda em um trimestre havia sido de R$ 36,9 bilhões no quarto trimestre de 2015, devido às investigações da Operação Lava-Jato.

Segundo a estatal, o resultado foi  afetado pela baixa contábil de R$ 65,3 bilhões (ou US$ 13,4 bilhões) em campos de petróleo. A companhia explicou que a queda no preço do petróleo no mercado internacional derrubou a expectativa de geração de caixa futuro de diversos ativos devido ao Covid-19. A estatal destacou a hibernação de 62 plataformas de produção em águas rasas.

Em 2014, afetada pelo início das investigações da Operação Lava-jato, estatal teve prejuízo de R$ 21,6 bilhões. Em 2015, as perdas foram para R$ 34,8 bilhões. Na ocasião, também foram feitas diversas baixas contábeis em ativos, que foram alvo de  corrupção. Em 2016, o prejuízo foi de R$ 14,8 bilhões e em 2017, as perdas chegaram a R$ 446 milhões. A partir de 2018, a estatal votou a lucrar.

Em carta aos acionistas, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco destacou que as baixas não têm efeito no caixa da empresa.  “Consideramos que nosso forte compromisso com a transparência deva prevalecer sempre, e decidimos aplicar o teste o mais rapidamente possível contemplando um novo cenário de preços e taxas de câmbio”, disse a estatal. A mesma coisa foi feita pelas petroleiras estrangeiras.

Segundo a Petrobras, os impairments levaram a estatal a registrar despesas de R$ 75,616 bilhões, um aumento de 569% em relação do mesmo período do ano passado. Os gastos também foram motivados pelo aumento do dólar e pelas maiores exportações.