Petróleo fecha em alta superior a 2,5% em dia de dólar fraco no exterior

Por
Valor Econômico
em

Os preços do petróleo terminaram em alta superior a 2,5%, após apagarem a queda observada pela manhã, interrompendo uma sequência de duas sessões seguidas no vermelho. A volatilidade na sessão foi marcada pela incerteza em relação às condições do mercado, em meio às preocupações com a oferta global apertada e os riscos da desaceleração econômica global sobre a demanda. O avanço acabou sendo alimentado por um dólar muito fraco no exterior.

No fim da sessão, os preços dos contratos para julho do Brent, a referência global, fecharam em alta de 2,68%, a US$ 112,04 o barril, na ICE, em Londres, enquanto os preços dos contratos para o mesmo mês do WTI, a referência americana, subiram 2,66%, a US$ 109,89 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).

Os investidores seguem preocupados com as implicações da inflação elevada e da política monetária mais apertada no crescimento da economia mundial, ao mesmo tempo em que avaliam as condições de oferta, diante da possibilidade de novas sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia.

No caso dos Estados Unidos, ontem dados do estoque de petróleo mostraram um recuo na semana passada. Seria mais um sinal de que, mesmo com a liberação de reservas, o mercado continua apertado.

O banco ING, em nota sobre a expansão da produção nos EUA, diz que, embora as refinarias tenham algum espaço para aumentar o trabalho, a demanda por gasolina deve aumentar. "O que sugere que veremos mais aperto no mercado de gasolina dos EUA. Nesse caso, provavelmente veremos mais pressão sobre o governo dos EUA para tentar controlar os preços da gasolina."

Diante desse cenário, o dólar segue enfraquecido na sessão desta quinta-feira. Hoje, perto das 16h15, o índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos, operava em queda de 1,02%, a 102,748 pontos.

Autor/Veículo: Valor Econômico