Posto começa operação e amplia oferta de GNV na Grande Cuiabá

Por
Sindipetróleo
em

Os usuários de Gás Natural Veicular (GNV) da Grande Cuiabá contam com um novo local para abastecimento: o Posto América, localizado na Estrada do Moinho. No estabelecimento, a operação com o combustível considerado mais vantajoso começou neste sábado (8). Este é o terceiro posto com abastecimento de GNV. Em breve, o Posto Santos Dumont, em Várzea Grande, próximo ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, passará a comercializar o produto, sendo mais uma importante opção aos usuários. 

Com as novas operações, o mercado de GNV em Mato Grosso se prepara para a demanda, que está reaquecida. Além disso, os postos em atividade também procuraram se readequar para ampliar o atendimento. O Posto Santa Elisa, em Cuiabá, por exemplo, tinha apenas um bico abastecedor. Hoje são dois e prevê a instalação de um novo equipamento de abastecimento. O estabelecimento também passou a funcionar 24 horas diante da demanda triplicada. O Posto Ipê, na Rodovia Palmiro Paes de Barros, também revende GNV.

Francisco Jammal, diretor responsável pela GNC, distribuidora do Gás para uso veicular e industrial, estima que o consumo pode passar de 140 mil (m³) para 200 mil (m³) até o final de junho.

Segundo o revendedor Nilson Teixeira, do Posto América, e também proprietário da Convertedora Cidade Verde, em Cuiabá, as conversões alcançam 78 por mês e há filas de espera, principalmente entre os motoristas profissionais. “Acreditamos nessa retomada do mercado do gás. Estamos vendo uma perspectiva muito positiva, já que há garantia de que não vai faltar o combustível”, disse.

O último levantamento feito em fevereiro mostrou que existem cerca de 3.500 veículos convertidos na capital. O consumo do gás natural se divide em 60% para a demanda de veículos e 40% para a indústria. A economia para quem opta por utilizar o GNV varia entre 60% e 70% em relação à gasolina. 

 “Com a disparada no preço dos combustíveis, motoristas de aplicativos e taxistas de Mato Grosso buscam implantar o kit gás para garantir maior rentabilidade”, avalia Nelson Soares, diretor-executivo do Sindipetróleo, sindicato que representa os postos de combustíveis de Mato Grosso. 

Simone Alves
Ass. de Imprensa