Postos terão que se adaptar com chegada de novo óleo diesel

Os fabricantes de ônibus e caminhões desenvolverão veículos adaptados para o óleo diesel S10, um novo tipo de combustível que reduz a emissão de poluentes. O S10 terá obrigatoriedade a partir de 2013. Os postos terão que se adaptar antecipadamente e, para isso, cada revendedor arcará com investimentos de cerca de R$ 100 mil (por posto), pois o novo produto deverá ser armazenado em tanques especiais e transportado em um tipo de caminhão próprio. A revenda terá que remanejar tanques e até mesmo instalar tanques adicionais.

O secretário-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis de Mato Grosso, Bruno Borges, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já realizou uma pesquisa com os donos de postos de diversos estados do País para saber quem está interessado em comercializar o produto. O resultado da pesquisa está em fase de finalização.

Para Borges, os donos de postos precisam se sentir motivados a realizar as adaptações. "Os revendedores dificilmente terão recursos para tal investimento. Trocar tanques para uma demanda ainda desconhecida custará caro, com certeza", avalia.

Os empresários ainda não sabem se o Governo Federal disponibilizará algum incentivo para aderir à proposta. "Além disso, é um combustível altamente corrosivo e, por isso, toda a mecânica dos veículos a diesel devem ser alteradas e, nos postos, as bombas têm que ser apropriadas", explica Borges.

O representante do Sindipetróleo ressalta também que, assim como os revendedores de combustíveis, os motoristas precisam tomar conhecimento sobre o novo produto para compreender melhor quais as mudanças a serem aplicadas a partir de 2012. Pela pouca demanda que deve haver no início, o litro do combustível deve chegar aos postos um pouco mais caro do que o do diesel comum. Também se estima aumento no preço dos veículos movidos pelo S10.

Mato Grosso possui quase mil postos. Estabelecimentos localizados em rodovia deverão ser os primeiros a aderirem à proposta, já que o atendimento é voltado principalmente para o abastecimento de caminhões.

Entenda a mudança

A fabricação de veículos que lancem menos poluentes no ar está previsto no Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), do Governo Federal e parceiros. Essa proposta abrange veículos rodoviários automotores de carga, de passageiros ou de uso misto, com capacidade para transportar massa total superior a 2,8 toneladas ou mais de 12 passageiros.

Óleos diesel com baixo teor de enxofre (S50 e S10) abastecerão a nova frota de caminhões e ônibus fabricados de 2012 em diante. O S50 será obrigatório a partir de janeiro de 2012. O óleo diesel S10 terá obrigatoriedade a partir de 2013.

(Clipping Folha do Estado)