Preço do etanol sobe sem parar em Cuiabá

Jornal A Gazeta

Preço do etanol dispara em Cuiabá. Litro do combustível subiu de R$ 2,49 para até R$ 2,89 em uma semana. Surpresos, consumidores avaliam que a alta repentina do etanol é mais uma entre as diversas que enfrentam para equilibrar o orçamento, após aumentos consecutivos em itens básicos, como arroz, feijão, carne e óleo de soja.

“Vi a indústria falando que estava vendendo abaixo do preço porque a demanda caiu. Só que a colheita da cana acabou não faz dias. Agora querem falar que está voltando ao preço de janeiro”, reclama o pecuarista Ercides de Almeida, 68. O idoso se assustou porque pagou R$ 2,57 na semana anterior, tendo que desembolsar 32 centavos a mais por litro nesta semana. “É ruim, porque tudo está subindo”, lamenta.

O servidor público Josiney de Abreu, 44, também desembolsou 30 centavos a mais pelo litro do biocombustível no intervalo de 15 dias. “É difícil, principalmente para quem vive do carro para trabalhar. Parece que não é nada, mas no final do mês faz muita diferença no nosso orçamento. Pelo tanto que ando, dá de R$ 80 a R$ 100 de diferença. Faz falta, ainda mais porque paguei R$ 21 por 5 kg de arroz, óleo está R$ 8,50”, pontua.

Levantamento de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) demonstra que patamar parecido foi registrado pela última vez no varejo em dezembro de 2019, quando o preço médio por litro chegou a R$ 2,80, com o produto variando de R$ 2,38 a R$ 3,09 nas bombas.

O Sindipetróleo/MT, que representa os postos de combustíveis, explica que as majorações partiram dos produtores. Nelson Soares Junior, diretor-executivo da entidade, informa que as usinas fizeram aumentos consecutivos na última semana e no início desta semana. As correções ainda estão sendo repassadas pelos postos e podem haver novos reflexos nas bombas.

Questionado sobre a realização de fiscalizações para verificar os aumentos de preços, o Procon Municipal de Cuiabá informou que devido à situação de pandemia, o trabalho tem sido executado apenas mediante formalização de denúncias. Destaca que, neste momento, não consta em seu monitoramento nenhuma denúncia desta natureza. Reclamações podem ser registradas por meio do aplicativo Procon Cuiabá, pelo telefone (65) 3632-6400 ou pelo e-mail procon.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br.

Entidades justificam aumentos

O aumento de preços do etanol é reflexo de reposição dos custos nas usinas, em meio à retomada da demanda, informa o Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindálcool/MT). Nas últimas 5 semanas, o preço de venda do biocombustível nas fabricantes subiu de R$ 2,24/litro para R$ 2,40/litro em Mato Grosso, alta de 7%, indica levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).

O valor atual de venda está em patamar próximo ao de janeiro, conforme Jorge dos Santos, diretor-executivo do Sindálcool/MT. Valor similar foi registrado pela última vez no fim de março, quando os preços iniciaram uma queda de até 33%. Entre março e abril, o litro caiu de R$ 2,71 para R$ 1,82, voltando a subir a partir de junho.

“Já conseguimos chegar no preço de janeiro de 2020. Nesse período, quase vendemos abaixo do custo. No início da pandemia, estávamos começando a safra e tínhamos que manter empregos e a operação. Vendemos abaixo do preço para sobreviver”, justifica Santos.

Segundo o executivo, as correções visam recuperar os custos, que também passaram por correções em meio à pandemia. Ele cita como exemplo o aumento de preço do milho, que saiu de R$ 20 para R$ 60/saca entre 2019 e 2020. Nesta safra, o setor deve produzir 2,5 milhões de litros a mais que a demanda interna, estimada em cerca de 1 bilhão de litros de etanol tem 2020.