Preços do petróleo atingem máximas com decisão de Opep+ de manter plano de produção

Por
Reuters
em

Os preços do petróleo saltaram nesta terça-feira e nos Estados Unidos atingiram sua máxima desde 2014, enquanto os contratos futuros do Brent subiram para uma máxima de três anos, depois que o grupo de produtores Opep+ manteve seu aumento de produção planejado, em vez de aumentar ainda mais.

Na segunda-feira, a Opep+ concordou em aderir ao pacto de julho para aumentar a produção em 400.000 barris por dia (bpd) a cada mês até pelo menos abril de 2022, eliminando 5,8 milhões de bpd dos cortes de produção existentes.

O petróleo dos EUA (WTI) fechou em alta 1,31 dólar, ou 1,7%, em 78,93 dólares o barril. Durante a sessão, o petróleo subiu mais de 2%, atingindo 79,48 dólares, a máxima em quase sete anos. O petróleo Brent fechou em alta de 1,30 dólar, ou 1,6%, em 82,56 dólares. Anteriormente, o Brent havia batido a máxima de três anos em 83,13 dólares.

Ambos os contratos ampliaram os ganhos obtidos na segunda-feira, quando cada um subiu mais de 2%.

"O mercado está percebendo que ficaremos sem oferta nos próximos meses e a Opep parece estar feliz com essa situação", disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group em Chicago.

Os preços do petróleo já subiram mais de 50% este ano, aumentando pressões inflacionárias e levando preocupação a nações consumidoras, como os Estados Unidos e a Índia, de que isso prejudicará a recuperação da pandemia de Covid-19.