Preços do petróleo fecham perto de máximas de 7 anos com interrupção em oleoduto no Iraque

Por
6 Minutos
em

Os preços do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira depois que um incêndio em um oleoduto do Iraque para a Turquia interrompeu brevemente os fluxos, aumentando as preocupações sobre uma perspectiva de oferta de curto prazo já apertada.

Os fluxos foram retomados através do oleoduto Kirkuk-Ceyhan, que transporta petróleo do norte do Iraque, o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, até o porto turco de Ceyhan para exportação.

A explosão que desencadeou o incêndio no oleoduto na província do sudeste da Turquia foi causada pela queda de um poste de energia, não por um ataque, disse uma fonte de segurança.

As preocupações com a oferta aumentaram esta semana depois que o grupo Houthi do Iêmen atacou os Emirados Árabes Unidos, terceiro maior produtor da Opep, enquanto a Rússia, segundo maior produtor de petróleo do mundo, construiu uma grande presença de tropas perto da fronteira com a Ucrânia, alimentando temores de invasão.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,93 dólar, ou 1,1%, para 88,44 dólares o barril. A marca de referência global tocou 89,13 dólares, a máxima desde 13 de outubro de 2014.

O petróleo dos EUA (WTI) fechou com avanço de 1,53 dólar, para 86,96 dólares o barril, a máxima desde 9 de outubro de 2014.

“Embora 90 dólares possam ter desencadeado alguma realização de lucros e um pequeno resfriamento dos preços, isso sugere que eles não irão ver adiamento e poderemos ver o petróleo a 100 dólares em breve”, disse Craig Erlam, analista sênior de mercado da OANDA. (Reuters)

Autor/Veículo: 6 Minutos