Previna-se!

em

Estamos em outubro, mês de prevenção para o câncer de mama. De forma geral ele não tem uma causa única o histórico familiar é um dos fatores de risco.

Entre outros fatores de risco são o aumento da idade, a menarca precoce (primeira menstruação antes dos 11 anos de idade), a menopausa tardia (última menstruação após os 55 anos), nunca ter engravidado ou ter o primeiro filho depois dos 30 anos.

Uma vida saudável, realização da mamografia, uma vez por ano após 40 anos ou mais e do autoexame são formas de previnir e ter um diagnóstico precoce da doença, tornando o tratamento mais eficaz.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Eles podem ser indolores, duros e irregulares ou macios e arredondados. Ao realizar o autoexame fique alerta aos sintomas: inchaço e dor em parte do seio, irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, vermelhidão ou descamação, saída de secreção pelo mamilo, caroço na axila entre outros.

Passo-a-passo para fazer o autoexame da mama

O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação. Deve ser feito por todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem caso de câncer na família.

São três passos principais observando os mamilos em frente ao espelho, palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada. Veja:

Durante a observação é importante avaliar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades.

A palpação de pé deve ser feita durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Com os dedos da mão juntos e esticados realize movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido. Por fim repita o processo deitada.

Caso existam alterações que não estavam presentes no exame anterior ou existam diferenças entre as mamas é recomendado consultar o ginecologista.

Fonte: Site Ibia