Primeiro dia do Encontro de Revendedores de Combustíveis reúne 500 participantes

Sindipetróleo

Com o objetivo de levar informações atualizadas sobre o setor de combustíveis, oportunidades de negócios e ampliação dos relacionamentos comerciais com os fornecedores de produtos e serviços para postos, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo) realizou nesta quinta-feira (12) o primeiro dia do VIII Encontro de Revendedores de Combustíveis do Centro-Oeste com a presença de mais de 500 participantes, isso sem contabilizar os alunos da Faculdade de Tecnologia Senai, em Cuiabá, onde o evento está sendo realizado.

Participam revendedores, distribuidores, representantes de produtores de etanol e de biodiesel, gestores e fornecedores de equipamentos e serviços para postos. Quarenta estandes foram montados, oportunizando negociações exclusivas aos presentes.

Durante a solenidade de abertura, o presidente do Sindipetróleo, Aldo Locatelli, destacou que o Encontro visa atualizar para promover o mercado com eficiência, trazer o debate sobre a regulação do setor e agregar valor aos negócios. “Atravessamos um momento econômico difícil, onde precisamos ganhar fôlego para sobreviver. A carga tributária cobrada em cima dos combustíveis é altamente excessiva. E Mato Grosso ainda paga a diferença do frete. Então o evento veio em um momento oportuno, porque necessitamos de mudanças e elas começam a acontecer a partir do momento que estimulamos o debate entre os parlamentares, levamos informações aos consumidores, trocamos experiências e acompanhamos as inovações do mercado”, comentou o presidente.

O superintendente de Fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Francisco Nelson de Castro, pediu que toda revenda se envolva cada vez mais nos debates relacionados a regulação do setor. “Não estamos do lado contrário quando falamos em regular o setor e racionalizar o sistema de abastecimento. Temos um compromisso de cidadania. Queremos atrair investimentos para a logística, mas também temos que trabalhar para que a regulação ajude na competição e hoje a nossa regulação restringe isso. Temos de adequar as penalidades e fortalecer a agenda de educação. Quem vai dizer o que é melhor é o setor. Melhorar a regulação depende da participação ativa do setor”, disse o superintendente da ANP.

Após a cerimônia, a programação de palestras foi aberta com a participação do jornalista e economista Luis Artur Nogueira que traçou cenários econômicos no Brasil e no mundo, dando a oportunidade da plateia interagir e definir alguns temas abordados. Respondendo à pergunta tema da palestra - “Quando o Brasil voltará a crescer? – ele disse: “O Brasil vai precisar reencontrar o rumo do crescimento em meio à guerra comercial entre Estados Unidos e China, à crise na Argentina, ao turbulento Brexit, dentre outros episódios internacionais que nos afetam. O Brasil tem um problema grave nas contas públicas e muitos entraves à realização de investimentos”. Ele destacou também que é preciso aprovar reformas da Previdência, mas envolvendo estados e municípios, e enxugar o tamanho do Estado e que, para atrair investimentos para o País, é necessário desburocratizar e acabar com a insegurança jurídica. A reforma tributária logo virará foco na agenda econômica”. Disse o jornalista da Revista IstoÉ Dinheiro.

O VIII Encontro termina nesta sexta-feira (13), às 22h. A entrada é gratuita.  É  realizado com apoio dos demais sindicatos representantes da revenda da região e dos produtores de etanol e biodiesel (União Nacional do Etanol de Milho – Unem; Sindicado das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso – Sindalcool; e Sindicato das Indústrias do Biodiesel no Estado de Mato Grosso - SindiBio-MT).  Recebe o patrocínio da Petrobras, Shell, Ipiranga e Plural e mais de 60 marcas expositoras.

Mais fotos Aqui

Simone Alves, Comunicação Sindipetróleo