Qualidade do biodiesel é preocupação da Fecombustíveis

Assessoria de Comunicação da Fecombustíveis

Ontem (05), a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal promoveu uma audiência pública sobre os aumentos do teor de biodiesel ao diesel. Durante o debate, Paulo Miranda Soares, presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), destacou os principais problemas vivenciados pelos postos e as reclamações dos consumidores em função da deterioração do biodiesel na mistura com o combustível fóssil

"A nossa principal preocupação é com a qualidade do biodiesel. Os nossos problemas se agravaram a partir do momento que a mistura passou dos 7%. Dependendo da região, temos mais problemas ou menos. No Sul do país, no inverno, tivemos congelamento do diesel nos caminhões. Na região Norte, que é mais úmida, é frequente a formação de borras e resíduos nos tanques e entupimento dos filtros", citou. Como o biodiesel é um produto higroscópico, ele absorve a umidade do ar, propiciando aceleração da degradação do diesel, que forma uma borra no fundo dos tanques.

Paulo Miranda citou que em função dos problemas de qualidade do biodiesel, os custos para os postos aumentaram. Por exemplo, diminuiu a periodicidade da troca de papel filtrante e aumentou a frequência da manutenção de limpeza dos tanques de armazenamento do diesel pela formação das borras no fundo do recipiente. "E ainda temos que contratar uma empresa ambiental para fazer o descarte correto desses resíduos", disse.

Além disso, a má qualidade do biodiesel tem ocasionado travamento nas bombas de diesel, impedindo o abastecimento. "Vai formando uma laca, uma espécie de cola nas engrenagens e acaba travando o equipamento", destacou.

Como se não bastassem todos os problemas, também aumentaram as reclamações dos consumidores, que desconfiam da qualidade do diesel vendido. "Muitas vezes, os postos são processados pelos proprietários de caminhões. Também recebemos relatos de motoristas de certos tipos de caminhonetes, que têm um filtro mais fino, que param porque os bicos entupiram. O governo tem que parar e olhar para os consumidores brasileiros. A qualidade é essencial para atender bem a nossos clientes", finalizou.