Revendas solicitam mais prazo

Com o fim do prazo dado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para o recadastramento das revendedoras de gás nesta quinta-feira (9), o Sindicato Regional das Revendedoras de Gás (Siregás) pede a prorrogação por mais 90 dias para a conclusão das adequações. O recadastramento faz parte do projeto Gás Legal que visa acabar com a clandestinidade e proibir que distribuidoras de venderem para revendedoras irregulares. Caso o novo prazo não seja dado, o Estado corre o risco de ficar desabastecido com o fechamento de revendedores não cadastrados.

O vice-presidente do Siregás, Alan Rener Tavares, diz que no Estado cerca de 1,5 mil revendedores estão fora das normas exigidas e que além disso, as mudanças e documentações requerem tempo e recursos. "São muitas licenças e regularizações. Para acabar de vez com a clandestinidade é preciso dar mais tempo para adequação dos revendedores". Segundo Rener, além do prazo, eles também articulam com o Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Prefeitura uma nova regulamentação para permitir que novas revendedoras entrem no mercado e que outras sejam formalizadas.

A proprietária de uma loja de gás, Cleuza Palma, diz que já conseguiu o cadastramento, mas entende a situação de colegas, visto que alguns proprietários possuem mais de um ponto de venda. "Além dos documentos, é preciso fazer investimentos, é porta corta fogo, extintores.".

A ANP informou, por meio da assessoria de comunicação, que o pedido do Sindicato está em fase análise e que assim que houver um parecer irá publicar a decisão no site da Agência.

Fonte: A Gazeta