Sefaz reajusta preço de pauta e Sindipetróleo solicita retificação desse aumento

Sindipetróleo

O Sindipetróleo solicitou à Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso a revisão da pauta dos combustíveis a vigorar a partir de 1º de abril. A tabela denominada oficialmente como Ato/Cotepe – PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final) serve de base de cálculo para cobrança de imposto estadual (ICMS) sobre os combustíveis.

De acordo com a nova tabela divulgada nesta quinta-feira (25), o aumento no PMPF da gasolina pode impactar no óleo diesel, gasolina e etanol.

A Petrobras reduziu na quarta-feira o preço de gasolina e do diesel nas refinarias. O reajuste no preço da pauta causa surpresas também porque o mercado dá sinais de redução. O preço do barril do barril de petróleo vem caindo.

Com aumento no preço de pauta, os reajustes para menos nas refinarias serão sentidos em menor proporção no início de abril. O Sindicato lembra que alterações na pauta refletem diretamente no custo do transporte.

Com relação ao etanol, o preço do combustível vem apresentando queda e também existe uma demanda reprimida.

“Reajustes para mais afetam ainda mais a demanda que, por conta do recrudescimento dos efeitos da pandemia, já está em queda. A retificação da tabela de preço de pauta permitirá que realmente as quedas de preços provocadas pela Petrobrás e pelas usinas cheguem a sua plenitude aos consumidores mato-grossenses”, explica Nelson Soares Junior, diretor-executivo do Sindipetróleo.

O Sindicato explica que os preços dos combustíveis sofrem variações no mercado internacional e na taxa de câmbio e o preço para o consumidor final, no entanto, ainda sofre o acréscimo de impostos, de misturas de etanol na gasolina e de biodiesel no diesel, margens das distribuidoras e dos postos.