Shell vai investir US$ 3 bilhões por ano em renováveis

EPBR

A Shell vai investir, globalmente, US$ 3 bilhões por ano em projetos de energias renováveis, afirmou nesta quinta (19), o presidente da Shell Brasil, André Araújo. Atualmente, a companhia investe entre US$ 1 bilhão e US$ 2 bilhões, como parte de um planejamento até 2030, mas a ideia é elevar os aportes a partir do ano que vem.

O executivo participou de um evento promovido pela empresa, o Shell Talks: as novas gerações e a transição energética, no Rio de Janeiro.

“Quando alguém quiser falar que “esse número é pequeno, dentro do número que vocês estão investindo”, posso garantir que US$ 3 bilhões por ano nos coloca entre os três maiores investidores do mundo de energias renováveis”, comentou Araújo.

O Brasil é uma das prioritárias da Shell para investimentos em renováveis, mesmo não tendo uma cifra específica de recursos a serem destinados ao país. A empresa busca consumidores livres para o desenvolvimento de projetos de energia fotovoltaica no Brasil.

Gás natural
Araújo destacou ainda que a empresa tem expectativa de encontrar novos projetos integrados de produção de gás natural e geração de energia (gas-to-power).

Em fevereiro, Shell, Mitsubishi Hitachi Power Systems (MHPS) e Pátria Investimentos fecharam parceria para investir US$ 700 milhões na térmica a gás Marlim Azul, com capacidade instalada de 565 MW, em Macaé (RJ).

A usina foi o primeiro projeto vencedor dos leilões de energia com gás do pré-sal brasileiro. A planta entrará em operação em 2022, disponibilizando energia adicional a ser vendida no mercado livre.