Sindicom sob novo modelo de gestão

Alísio Vaz vai presidir o Sindicom, a partir de abril. Vice-presidente-executivo do sindicato das distribuidoras de combustíveis há seis anos e meio, substituirá Leonardo Gadottim, número um da Cosan Combustíveis. É a materialização do novo modelo de gestão do Sindicom, que terá gestão dedicada, em vez de executivos divididos entre a entidade e as associadas.

Vaz se desligará da Ipiranga, onde trabalha há 25 anos: “A nova configuração instala um equilíbrio de forças entre as empresas e exigirá mais dedicação aos temas do setor”. No topo da agenda do Sindicom está o combate ao mercado ilegal de etanol.

Estima-se que 30% do álcool consumido no Brasil violem obrigações legais e/ou tributárias. “Queremos fazer um trabalho conjunto com autoridades, revendedores e produtores para mudar o mercado do álcool”, diz o executivo. Alísio Vaz também planeja estender a todo o país o programa Jogue Limpo, de coleta de embalagens de lubrificantes para reciclagem. A ação já cobre a Região Sul e chegou neste início de 2011 à cidade de São Paulo e ao Grande Rio. Em 2010, foram recolhidas 20 milhões de embalagens.