Sindipetróleo esclarece sobre fiscalização em posto de combustível

Sindipetróleo

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo) esclarece sobre notícia veiculada na imprensa sobre suposto “golpe” a clientes de um posto de Cuiabá. A notícia com título depreciativo não condiz a realidade dos fatos.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), e o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem) realizaram ação conjunta na manhã desta quinta-feira (17.09). Para a entidade, a ação, no mínimo, revela falha mecânica na bomba e não a intenção de dolo aos clientes.

Com base na notificação, o sindicato explica que, de 18 bicos apenas um revelou erro na medição. Sendo que tal bomba foi aferida duas vezes para verificação da quantidade e apenas na segunda vez a verificação revelou erro mostrando uma quantidade que não demonstra ganho relevante e que prove qualquer intenção de lesar o consumidor.

A tolerância é de 60 ml para baixo e 100 ml para cima. O bico apresentou erro de 80 ml, que equivale a 0,4% do total de 20 litros. Para entender melhor, é como se a quantidade ultrapassada coubesse dentro de uma tampinha de garrafa de água.

A bomba abastecedora já foi reparada e está em funcionamento. O Sindicato defende a lisura no mercado e defende a denúncia em caso de suspeitas. O consumidor pode fazer a denúncia junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP) através da internet (www.anp.gov.br/fale-conosco) ou pelo telefone 0800 970 0267.

Caso o posto não tenha o balde aferidor com a medida-padrão de 20 litros aferida e lacrada pelo Inmetro, o cliente também pode denunciar.