Transparência - a gente joga limpo com você

em

A Diretoria 2010/2014, empossada em 5 de abril de 2010, assumiu o compromisso de lutar para conscientizar o consumidor, bem como cobrar uma ação efetiva das autoridades, sobre a cobrança exorbitante de impostos. A ideia é permitir que a população perceba o quanto os gastos governamentais pesam no bolso do consumidor e do empresário.

Para esclarecer que a carga tributária é o que encarece os produtos e impede o crescimento econômico, o Sindicato, apoiado pelos revendedores, lançou em abril a campanha “Transparência: a gente joga limpo com você”. Banner´s, panfletos e outdoor´s, espalhados por Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso, entre outros municípios, foram utilizados para mostrar quem realmente lucra com as altas alíquotas.

O protesto é direcionado às exorbitantes cargas tributárias federal, estadual e municipal. Sobre o preço da gasolina, por exemplo, incidem Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), tributos federais que correspondem a pouco mais de 12% do valor final do produto. O consumidor paga ainda ao governo estadual o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que equivale a, no mínimo, 34% do preço. Sem contar que não está inclusa nesta lista de taxas, os custos com a manutenção dos postos e a folha de pagamento de funcionários, entre outros.