Vendas de caminhões aumentam em Mato Grosso, diz A Gazeta

em

Os veículos pesados (caminhões) foram os que registraram melhor desempenho no decorrer do ano e menor queda em novembro, se forem desconsiderados os ônibus adquiridos pelo governo estadual. Houve expansão de 13,68% no acumulado do ano em comparação com o mesmo período de 2009. Ao todo, 2,701 mil veículos foram vendidos no Estado.

Em Cuiabá o crescimento é ainda mais relevante e as vendas em 2010 são 62,58% maiores do que entre os meses de janeiro e novembro de 2009. Foram 756 unidades ante 465 há um ano. Com relação ao mês de novembro, quando a substituição do sistema de informação do Detran teve impacto sobre os registros de emplacamentos, enquanto a redução foi de 47,83% no geral, os pesados reduziram apenas 7,5%.

Em uma concessionária de caminhões, em Cuiabá, a saída média por mês é de 20 veículos. No começo do ano, quando as commodities estavam com preços menores, a média era entre 8 e 10. O gerente de vendas Fernando Garcia explica que além da valorização de produtos como soja, algodão e da arroba do boi, o mercado da construção civil aquecido impulsiona as vendas. Outro ponto colocado pelo gerente é com relação às taxas de juros de programas como o Finame (linha de crédito do Banco Nacional para Desenvolvimento Social e Econômico), que atraem compradores. Aliás, é justamente as taxas que fizeram com que o mercado de usados caísse.

O proprietário de uma outra revenda, Fabrício Fragelli diz que com as facilidades ninguém mais compra usado e se antes vendiam 10 por mês, hoje comemoram a venda de 1 veículo.